Nota 1: A iluminação é, em todas as cenas, Natural.
Nota 2: O local das filmagens é ao longo do Rio Olo, desde a nascente até a foz.
Cena 1
O documentário iniciar-se-á com a queda de uma folha provocada por uma rajada de vento, essa mesma folha precipitar-se-á na nascente do Rio Olo dando o mote ao começo de toda a acção. Para tal, utilizaremos um plano médio da folha em queda e um plano aproximado quando esta já se encontrar no leito.
Cena 2
A folha que deu mote a toda a acção e é arrastada pelo leito ainda fraco da nascente, percorrerá todo um percurso em que o leito começará a ganhar largura e rapidez características de um rio, começando assim a aproximar-se das povoações. Faremos uso do plano aproximado para o inicio do percurso da folha, mantendo-se assim até que o leito já alargado se aproxime da povoação, aí iremos transitar para um plano geral.
Cena 3
A acção deixa de recair na folha quando esta embate no focinho de uma vaca que se encontrava a beber nas margens do rio, aí a acção é basicamente transmitida para a vaca que tal como todos os dias se encontrava a beber no rio separada da restante manada que se encontra junto ao pastor. Recorreremos ao plano aproximado para captar o “encontro” da folha com o focinho da vaca.
Cena 4
Com esta passagem de testemunho a acção passa a assentar na vaca e na restante manada bem como ao seu pastor. Daremos também início à captação em novos planos até porque o meio envolvente será diferente. Para a captação deste momento em que a vaca se encontra a beber aparte do restante gado que se encontra com o pastor usaremos um plano geral.
Cena 5
Iremos focar a reunião da manada por parte do pastor para a partida, faremos um plano mais aproximado seguido de um plano geral da manada e do pastor a atravessar uma ponte rústica situada num ponto específico do rio Olo. A reunião do gado por parte do pastor irá ser apresentada a partir de um plano geral transitando para o plano aproximado do pastor que finalizará com um close-up da cara do mesmo. Depois disto voltaremos a utilizar um plano geral de forma a captar de novo o pastar e a sua manada e a sua deslocação. Para finalizar a cena usaremos de um plano aproximado do gado e do pastor durante a sua travessia da ponte.
Cena 6
Após executarmos a última imagem voltaremos a debruçar-nos sobre o rio Olo onde iremos captar a imagem final acompanhada de poesia. Para finalizar a curta faremos uso de um plano aproximado do rio Olo seguido de um close-up do mesmo para o momento poético.
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